quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Entrevista ao REPENSAR — 13/10/2014


Meus caros,
há poucos meses dei uma entrevista ao programa REPENSAR, da TV Mundo Maior. Já havia assistido algumas entrevistas pelo site da emissora e fiquei prazerosamente impressionado com a maneira como as conversas são conduzidas pela apresentadora, Maria Izilda da Silva Netto. O programa tem uma temática espírita (bem como a emissora, que pertence à Fundação André Luiz), mas o assunto não é tratado de forma panfletária, e sim com o objetivo de ensinar, edificar e esclarecer. Foi justamente isso que mais me estimulou nessa prosa: a possibilidade, que não tivera até este momento, de conversar sobre Jânio deixando um pouco a esfera política e histórica, propriamente, para esmiuçar o ser humano, o cenário em que ele viveu e as implicações de sua existência no universo político brasileiro. Temas como a ciclicidade da história, da reencarnação de idéias, da integração entre política e religião trazem um toque metafísico, interessante e quase nunca divulgado, que só vem acrescentar à discussão. 

Sobre a TV Mundo Maior: "A TV Mundo Maior é uma emissora da FEAL – Fundação Espírita André Luiz. Fundada em 2006, nasceu com a proposta de levar a importante mensagem dos Espíritos para todos, através da TV do terceiro milênio. Desde a sua estreia, a emissora vem aprimorando seus programas e hoje transmite para todo o país 24 horas diárias de programação através de TV via satélite (BrasilSat C2), TV aberta e TV paga em várias cidades no Brasil, além disso no site www.tvmundomaior.com.br é possível acompanhar toda a programação da emissora On-Line e Off-Line.
* Para saber como assistir à TV Mundo Maior, consulte: http://tvmundomaior.com.br/como-assistir/"

Com a apresentadora Maria Izilda da Silva Netto

Na verdade tive, com Maria Izilda, duas conversas: aquela que foi gravada e está dividida em três blocos, e um excelente bate-bola que veio antes, na preparação, quando já ficou claro que nossa troca de idéias tinha material para muitos programas. A apresentadora - jornalista e radialista - é inteligente, articulada, me deu deixas ótimas para desenvolver tópicos que raramente tenho a oportunidade de abordar. 

Eis a chamada para o programa, que foi originalmente ao ar no dia 3 de novembro do ano passado: "Gravamos mais um Repensar! Você gosta de história? Conversamos com Bernardo Schmidt sobre um personagem que se destacou na história do Brasil: Jânio da Silva Quadros. "Jânio - Vida e Morte do Homem da Renúncia" é o primeiro livro de uma série que conta a vida e a trajetória desse que foi um político fascinante e que dividiu opiniões. O Repensar vai ao ar toda terça-feira às 19:30h pela TV Mundo Maior - www.tvmundomaior.com.br"

Abaixo está a entrevista completa, dividida em três blocos, cada um deles com uma resenha explicativa dos assuntos tratados:

1ª Parte

A dificuldade de acesso à História do Brasil — A ciclicidade da História — O porquê de biografar Jânio — Descobrindo Jânio — Conhecerás a verdade e ela te libertará — O fascínio e a dimensão humana depois do estudo do assunto — Todos os matizes da personalidade — Análises e pré-julgamentos — Predestinação, missão e processo evolutivo

 
2ª Parte

Redimensionando a biografia de Jânio — Não deixando para o leigo o trabalho do historiador — A influência de Hélio Silva e o Ciclo de Vargas — O que é palatável para o leigo — Eventos importantes na História do Brasil e de Jânio — Detalhes importantes que passam ao largo — Ciclicidade e reencarnação de conceitos — 29, 59 e 2014 — A repetição até que possamos aprender



3ª Parte

A renúncia do bem pessoal pelo bem da coletividade — O ideário político pelo sofrimento — Pai médico, colecionador de diplomas, pobre — Ideário socialista — A ciência deixará de ser manca, e a religião deixará de ser cega — O Integralismo e o viés de fanatismo — Compreensão racional e entrosada — Uma política mais fraterna, mais igual, mais libertadora — Jânio, Ecologia e o amor pelos animais — O destino de glória



________________________________________________

Jânio - Vida e Morte do Homem da Renúncia
Vol I: "Um Moço Bem Velhinho"
de Bernardo Schmidt
Editora O Patativa - 350 pgs ilustradas
R$ 30,00 (Frete incluso para todo o Brasil)

Compre através do e-mail editora.opatativa@gmail.com
________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...