sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Entrevista à TV CÂMARA de Jacareí — 01/09/2013


Meus caros,
em agosto fui convidado pelo jornalista Rodrigo Romero, da TV Câmara de Jacareí, para uma entrevista sobre o primeiro volume de minha biografia de Jânio Quadros. Imaginei que seria algo semelhante ao que há pouco fizera na TV Câmara de São Paulo, ou seja, uma entrevista para o telejornal local, mas logo fui informado que participaria de um programa chamado “Gente em Destaque”.

Veiculado aos domingos, o programa é apresentado pelo próprio Rodrigo e, para minha grata surpresa, nossa conversa de quase uma hora e meia foi transmitida na íntegra. Pudemos falar com tranqüilidade, sem quaisquer restrições, sobre os mais variados episódios da vida pública de Jânio. Foi uma ótima entrevista e um belo trabalho de Rodrigo e de toda a equipe do “Gente em Destaque” e da TV Câmara de Jacareí. Aqui está o release do programa:

GENTE EM DESTAQUE fala de obra sobre Jânio Quadros

O entrevistador Rodrigo Romero e o historiador Bernardo Schmidt

A TV Câmara Jacareí apresenta neste domingo (1º/9) um programa 'Gente em Destaque' especial. Vamos lembrar os 52 anos da renúncia (25/8/1961) do presidente Jânio Quadros e pra isso entrevistamos Bernardo Schmidt, o biógrafo definitivo do político. O escritor lançou recentemente o 1º de vários volumes sobre a vida e a obra de um dos personagens mais polêmicos do Brasil. Esse volume inicial aborda o período que vai de 1917, data de nascimento de Jânio, até seus 30 anos, quando foi eleito vereador. Não percam! É domingo, dia 1º, às 10 da manhã (com reprises durante a semana), nos canais 27 da NET, 61.4 UHF digital e no site www.camarajacarei.sp.gov.br .

Abaixo está a entrevista completa, dividida em quatro blocos, cada um deles com uma resenha explicativa dos assuntos tratados. Faço um agradecimento especial a Victor Henrique Martin, que trabalha na TV Câmara de Jacareí.
Divirtam-se:

1ª Parte

O interesse e o fascínio por Jânio, que começou no debate dos candidatos ao governo de São Paulo, exibido pela Bandeirantes em 1982 — A década de 80, que marcou o fim dessa geração de políticos que incluía Ivete Vargas, Herbert Levy, Tancredo Neves, Ulysses Guimarães e etc. — Assistindo a atuação de Jânio como prefeito em seu seguindo mandato e sua interação com a classe política — O dia em que conheci Jânio — Alguns livros escritos sobre Jânio — As diversas cidades onde Jânio viveu e as razões pelas quais Gabriel chegou a cada cidade — O assassinato de Gabriel Quadros



2ª Parte

A maneira arrevesada de Jânio falar, os sotaques e as influências dos maristas e da faculdade de Direito do Largo São Francisco — A correção e o pernosticismo no falar e as punições para os erros — A necessidade de realizar um trabalho imparcial sobre Jânio, a preguiça fundamental dos historiadores e a palavra dos ressentidos, dos invejosos, dos inimigos, e a falta de credibilidade — A posição da família de Jânio, e em especial de Dirce Tutu Quadros sobre a biografia de Jânio — A sinceridade e a honestidade de Tutu durante seu depoimento — A primeira eleição de Jânio e a confusão dos biógrafos — A rivalidade clássica com Adhemar (aproveito aqui para retificar um erro que cometi, ao afirmar que Craveiro Lopes era Primeiro Ministro de Portugal, quando ele de fato era presidente)



3ª Parte

A eleição de Jânio para deputado federal pelo Paraná, em 58 — Três momentos de Jânio na presidência: o jingle, a condecoração a Che Guevara e a renúncia — O depoimento do neto de Jânio — A eleição de 62, a cassação, o apoio a Faria lima, a recusa ao convite da Frente Ampla, o pronunciamento contra Costa e Silva, o confinamento de 68 e o ostracismo na década de 70 e a volta à vida pública, em 82



4ª parte

Eleição de 1985, Fernando Henrique senta na cadeira do prefeito uma semana antes da eleição, e as diferenças entre a simplicidade verdadeira de Jânio e o academicismo burguês FHC — Fernando Henrique, porém, é o primeiro a reconhecer que aprendeu com Jânio e aquela eleição — A eleição presidencial de 89 — A morte de Eloá — Decadência e morte — Histórias de Jânio



________________________________________________

Jânio - Vida e Morte do Homem da Renúncia
Vol I: "Um Moço Bem Velhinho"

de Bernardo Schmidt
Editora O Patativa - 350 pgs ilustradas
R$ 30,00 (Frete incluso para todo o Brasil)

Compre através do e-mail 
editora.opatativa@gmail.com
________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...