sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Eleições Paulistanas 2016

.
MEU VOTO SERÁ PARA JOÃO DÓRIA


Domingo haverá eleições para prefeito. Vamos a uma pequena análise dos candidatos, que faço de cabeça, baseado apenas em minha experiência com todos, e a razão pela qual votarei em João Dória.

CELSO RUSSOMANO - É um reles oportunista. Começou com Maluf, aboletou um irmão na chapa de Orestes Quércia para o governo em 2006, e em 2010 apoiou Dilma para a presidência. Não tem qualquer estofo ideológico ou social e é inteiramente despreparado para um cargo como a prefeitura. Vai para onde lhe convém e não tem compromisso com pessoas ou programas. Suas campanhas são sempre iguais: ele começa muito bem e acaba se enrodilhando num emaranhado dos seus próprios erros e limitações. Não merece ser eleito de forma alguma. E o video no qual maltrata a funcionária de uma loja, querendo bancar um paladino de fancaria, é nódoa que o acompanhará eternamente.

MARTA - Desagradável e de maus-bofes, Marta tenta pela undécima vez voltar à prefeitura. Repito o que escrevi sobre ela por ocasião da votação do Impeachment: "Marta Suplicy passou 20 anos no PT, se banqueteou na orgia petralha, fez vista grossa para o mensalão e o petrolão, apoiou Lula, Dilma, Netinho, Haddad e Padilha, e só pulou fora do barco quando a água já estava pelo pescoço. Como se não bastasse foi para o partido de Eduardo Cunha e Renan Calheiros". Em termos administrativos, não cometeu apenas erros. Teve acertos. Mas seus erros foram tantos e tão palmares que é difícil lembrar dos acertos.

HADDAD - É daquelas figuras completamente medíocres que jamais teriam sequer existido se o Brasil não tivesse passado pelo temporal petralha. Depois de ser um péssimo ministro da Educação, ganhou a prefeitura de presente valendo-se do prestígio de Lula e da burrice do paulistano, que derrotou o experiente e abalizado José Serra para elegê-lo. Despreparado e desnorteado, Haddad não cumpriu nem metade do que prometeu em sua campanha, não tem uma única obra de vulto, fez um governo elitista, não conhece o conceito de "prioridades" e será lembrado para sempre como aquele que desfigurou a cidade mandando pintar centenas das mais ridículas, caras e inúteis ciclofaixas de todos os tempos.

ERUNDINA - Dói na alma ver Erundina finalizar sua carreira política de forma tão lamentável. Legítimo "azarão" em 1988, acabou sendo uma prefeita incompetente, ressentida e revanchista. Sua péssima administração destruiu o cacife de Lula em São Paulo e foi um dos principais fatores para a vitória de Fernando Collor em 89 e o retorno de Maluf em 92. Assim como Marta, tentou voltar inúmeras vezes e foi derrotada em todas. Pensava-se que vinha melhorando com o tempo, saiu do PT, foi para o PSB, não aceitou ser vice de Haddad quando este beijou a mão de Maluf em 2012, mas ao invés de seguir pelo bom caminho, andou para trás, como um curupira, e entrou no PSOL, a mais abjeta das linhas auxiliares do PT. Voltou 30 anos no tempo e tornou-se novamente massa de manobra de um partido corrupto. Chega.

DÓRIA - Conheço Dória como a maioria do povo: é empresário bem sucedido e apresenta há séculos um programa ruinzinho, runzinho, que vai do colunismo eletrônico ao informativo. Não é, evidentemente, em quem eu votaria se tivesse outra opção. Mas não tenho. Dória não tem experiência mas vem de família de políticos, está há décadas envolvido nesse meio e fará uma dobradinha produtiva e construtiva com o governador, uma vez eleito. Se representa o novo ou o velho, não me importa. O que sei é que não se trata de uma marionete como Haddad, conhece administração, conhece economia e finanças e saberá gerir o município. É do que precisamos. Não de um oportunista perigoso como Russomano, de duas ex-petistas ressentidas como Erundina e Marta ou de um poste como Haddad.

No domingo votarei em João Dória, e convido vocês a fazerem o mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...