quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Jânio Quadros - Viagens de Campanha (1960)

Compilação de publicações da página da biografia de Jânio no Facebook

JÂNIO EM CUBA

           

Fidel esteve no Brasil em 1959 e no ano seguinte convidou os três candidatos à presidência para uma visita à ilha, recém-liberta da ditadura de Fulgêncio Batista, bancada pelos americanos. Proclamado o caráter socialista do novo governo cubano, Lott ignorou o convite. Adhemar deve ter titubeado, fã que era de uma farrinha, mas acabou não indo. Jânio aceitou e foi.

Muito pode e deve ser dito sobre essa memorável viagem. Entrevistei inúmeros dos participantes da comitiva que acompanhou Jânio à Havana, inclusive Tutu. Falarei sobre o assunto em detalhes no momento certo. Por enquanto divirtam-se com o video produzido pela Agência Nacional. A qualidade é baixa mas ver o empolado e professoral Afonso Arinos agitando duas maracas de sombrero, é impagável. (16/04/2014)

**********

JÂNIO E FIDEL


Foto de 1960, quando Jânio, candidato à presidência, visitou Cuba. Da amizade que se firmou ali veio a negativa futura de apoio, por parte de Jânio, à desastrosa invasão da Baía dos Porcos, bancada pelos americanos. Deferência especial e demonstração de maturidade política que nem Fidel e nem os comunistas esqueceram nunca. (17/04/2014)

**********

JÂNIO - COMÍCIO EM MADUREIRA


ISSO foi uma campanha. Hoje trava-se uma luta ridícula entre "meu partido é o certo e todos os outros são errados" contra "nossa corrupção foi bem menor que a deste governo". Não há pessoas, não há idéias, não há ideais. Há apaniguados brigando com ex-apaniguados. Fanáticos e lunáticos.

Em 1960 tivemos uma disputa que dividia o Brasil em dois lados muito claros: o Brasil que rechaçava o regime vigente desde 1930, representado por Jânio, e a continuidade de um governo marcado por ostentação e corrupção, representado por Teixeira Lott. Na lanterna, sem qualquer possibilidade de vitória, vinha Adhemar de Barros. Venceu o primeiro lado. E a festa acabou sete meses depois.

Mas foi uma campanha maravilhosa que quem viveu não esquecerá jamais. (27/06/2014)

**********


GOIÂNIA - 1960


Jânio discursa em Goiânia, em 28/8/1960, tendo à sua esquerda a esposa Eloá e atrás o candidato a vice, Milton Campos.

A foto lhe foi enviada com a seguinte mensagem: "Ao futuro presidente da República, deputado Jânio Quadros, os votos de felicidade dos companheiros de PTN, Goiás".

**********

JÂNIO EM TUPANCIRETÃ, RS, maio de 1960


A campanha continuou, firme e forte, pelos mais longínquos rincões deste país... (30/06/2014)

Fonte: http://luisafonsocostatupan.blogspot.com.br/2010/09/os-politicos-de-outras-campanhas-em.html

**********

JÂNIO E ARTHUR BERNARDES FILHO


Em Minas, na campanha de 1960. Bernardes foi para o ministério da Indústria e Comércio, quinhão do pequeno PR naquela eleição. (08/08/2014)

**********

JÂNIO EM BRUSQUE - 1960

Jânio em plena campanha presidencial de 1960 em Brusque, Santa Catarina. Nas fotos veremos Jânio dando vassourinhas ao repórter local, Wilson Santos, e o mesmo repórter entrevistando o então candidato da chapa de Jânio à vice-presidência, Leandro Maciel.



Wilson Santos entrevista Leandro Maciel



Acervo de Willian Pianizzer. (04/02/2015)

**********

JÂNIO EM CAMPO MOURÃO - 1959


Comício de Jânio no Bosque das Copaíbas, Campo Mourão, Paraná. Discursando, o senador Souza Naves, que morreu semanas depois. No centro o repórter Aroldo Tissot.

(Fonte: Blog do Wille Bathke Jr) (10/02/2015)

**********

JÂNIO EM RAUL SOARES, MG - 1960

Na campanha presidencial de 1960, Jânio visitou com Magalhães Pinto o município mineiro de Raul Soares. (08/03/2015)

Da esquerda para a direita: Dr. Gerardo Grossi, Dr. Rubens Grossi e o ex-presidente
Jânio Quadros. Atrás, Dr. Sodré e Dr. Carlos Berla

O ex-presidente Jânio Quadros ao lado do líder político de Raul Soares, Dr. Gerardo Grossi

Dentre outras figuras importantes da época, destacamos Dr. Rubens Grossi; o Governador de Minas, Magalhães Pinto; o líder político de Raul Soares, Dr. Gerardo Grossi; o ex-presidente, Jânio Quadros e a ex-primeira-dama D. Eloá Quadros, quando em visita a Raul Soares
Fonte: http://raulsoares-fotosantigas.blogspot.com.br/ 

**********

BOM DESPACHO, MG - 1960


Nas fotos acima, Jânio e o prefeito de Bom Despacho, Nicolau Teixeira Leite

Jânio e Magalhães Pinto à sua esquerda


Uma das primeiras viagens de Jânio, iniciado o ano de 1960, foi a Minas, acompanhado quase sempre de Magalhães Pinto, José Aparecido de Oliveira e Lino de Mattos.

Nas fotos vemos Jânio com Nicolau Teixeira Leite, prefeito de Bom Despacho, e pronunciamento na mesma cidade junto a Magalhães Pinto, em 4 de janeiro de 1960.

**********

JÂNIO EM CHAPECÓ, SC - 1960


Ao lado direito de Jânio, seu candidato a vice, Milton Campos, e entre eles, Eloá, e pouco mais atrás, Dirce Maria.

"Um grupo de correligionários chapecoenses do partido da UDN – União Democrática Nacional liderados por Gentil Bellani (Oficial do Registro de Imóveis), Alcindo Silva (Responsável pelo Detran), Vinicius Tortatto (Vereador de Chapecó na década de 60), Ávio Ribas Bittencourt (Responsável pelo Serviço de Inspeção Federal no Frigorífico Lunardi de Xaxim), Raul Bartolomei (na época agente de passagens na antiga rodoviária - atual terminal urbano de Chapecó. A rodoviária de Chapecó situada no bairro Passo dos Fortes leva seu nome) e o jovem Milton Sander que posteriormente foi Prefeito de Chapecó por duas vezes.

De acordo com a coluna de João Vieda, jornalista do Diário da Manhã, o grupo foi a Florianópolis apoiar a candidatura de Jânio Quadros à Presidência e Irineu Bornhausen à Governador do Estado. Na época, a viagem durava três dias. Ao retornar, o grupo voltou pelo Estado do Rio Grande do Sul. O tempo gasto no percurso fez com que alguns integrantes ficassem desprovidos de dinheiro. O auxílio financeiro foi do pai de Milton Sander, Leopoldo Sander, que garantiu as despesas de retorno.

Durante sua campanha à Presidência da República ele esteve em Chapecó pedindo apoio ao pleito nacional. Quadros fez seu discurso nos degraus do acesso principal da sede da prefeitura na época, rodeado pelo povo chapecoense". (27/03/2015)

Foto: Victorino Biázio Zolet

Fonte: http://retratosdechapeco.blogspot.com.br/2012/10/o-poder-passa-por-aqui.html 

**********

JÂNIO EM FRIBURGO, RS - 1960


Terno desalinhado e sorriso no rosto. O sul só deu alegrias a Jânio nessa campanha. (24/05/2016)

**********

JÂNIO EM COARACI, BA - 1960


Jânio em campanha para a presidência visitou a cidade de Coaraci, na Bahia. Na foto: da esquerda para a direita, Antônio Barbosa, fazendeiro e líder político em Coaraci, e Jânio. (Foto: Junho de 1960) (28/03/2015)

Fonte: http://www.r2cpress.com.br/v1/2011/11/27/do-fundo-do-bau-de-jose-leite-46/ 

**********

JÂNIO EM VITÓRIA DA CONQUISTA, BA - 1960

O então prefeito Gerson Sales e simpatizantes aguardam, na Praça Barão do Rio Branco, a chegada do presidenciável Jânio Quadros, 1960

Jânio Quadros batiza Gilberto Quadros Júnior na Catedral de Vitória da Conquista, 1960

"Jânio Quadros, quando esteve em Vitória da Conquista, batizou Gilberto Quadros Júnior, filho do então vereador Gilberto Quadros, sendo recepcionado pelo companheiro de partido o udenista Gérson Sales, com quem, junto a um grupo de simpatizantes, varreu a Praça Barão do Rio Branco. Isto porque a vassoura era o símbolo da campanha de Jânio, somada ao jingle Varre, varre, varre, varre, / Varre, varre vassourinha, / Varre, varre a bandalheira / Que o povo já está cansado / De sofrer dessa maneira / Jânio Quadros é esperança / Desse povo abandonado. Jânio e o Marechal da reserva Lott também realizaram comícios em Jequié".

Fonte: http://conquistacom.blogspot.com.br/2015/03/presidenciaveis-estiveram-em-conquista.html

**********

JÂNIO EM SOBRAL, CE - 1960


"Neste dia, Jânio Quadros almoçou na casa do Zé Ferreira e da Dona Carmosina, na esquina da Praça da Meruoca. Deitado numa rede de tucum, num jardim de inverno que tinha na casa da d. Carmosina, eu vi Jânio Quadros beber belos e generosos goles de uísque conversando animadamente com quem estivesse ao lado. Era menino e estava lá. Nosso Ademar Mendes Bezerra acompanhou o descer da carruagem até a Coluna da Hora, onde na verdade aconteceu o comício. Eis o bilhete do Ademar:

Encontrei dentre uma grande quantidade de fotos, uma que posso considerar histórica, pelo menos em se tratando da nossa Heráldica cidade de Sobral. Trata-se de uma fotografia tirada no Comício de Jânio Quadros, quando da Campanha Presidencial, na Praça Dr. José Saboya, antiga Barão do Rio Branco, mais precisamente, se não me falha a memória, no Oitão do Sr. Radier Frota, sogro do Marcelo Palhano. Nesta Foto, por uma feliz coincidência estou entre Virgílio Távora, (por sinal, neto do Sobralense Virgílio Augusto de Moraes, de mãe Gomes Parente, um dos Professores fundadores da Centenária Faculdade de Direito), Jânio e D. Eloá, bem próximo ao nosso saudoso amigo de infância Januário Amadeu, que foi seu colega, salvo engano, também no Banco do Brasil. Creio que você poderá fazer bom proveito dela, registrando-a em sua coluna, para o conhecimento de todos, especialmente, dos sobralenses. Viva a heráldica cidade de Sobral.

Ademar Mendes Bezerra." (28/03/2015)

Fonte: http://macariobatista.blogspot.com.br/2010/01/bilhete-do-dr-ademar.html

**********

JÂNIO EM ORÓS, CE - 1960

Jânio rodeado pela esposa e os filhos de Eliseu Batista

Durante a campanha para a presidência da república, em 1960, Jânio Quadros esteve em Orós, Ceará, onde foi recepcionado pelo empresário Eliseu Batista, em sua residência.

Fonte: http://laprovitera.blogspot.com.br/2012/07/janio-quadros-em-oros.html

**********

JÂNIO NO CRATO, CE - 1961


"Visita do presidente Jânio Quadros ao Crato. Residência do senhor Chagas Bezerra, proprietário da Viação Varzealegrense. Da esquerda para direita: Ildetrudes Matias Bezerra, Chagas Bezerra, Presidente Jânio Quadros, Governador do Ceará, Paulo Sarasati, Dr. Geraldo Lobo e o Coronel Filemon Teles, à época presidente da Assembleia Legislativa do Ceara". (19/06/2015)

Fonte: http://blogdocrato.blogspot.com.br/2012/07/croniqueta-por-antonio-morais_23.html

**********

SERGIPE, CAMPANHA DE 1960


No início da campanha presidencial de 1960 ainda vinha de Sergipe o candidato a vice na chapa de Jânio: Leandro Maciel. Mas essa escolha não encontrou apoio em nenhum círculo político e foi necessário que Jânio lançasse mão de uma "renúncia á candidatura" para que a UDN voltasse atrás e indicasse o mineiro Milton Campos.

Na foto vemos Jânio em campanha no estado de Leandro Maciel, tendo à sua direita o deputado Torres Junior e à esquerda o deputado Filadelfo Dória. (27/10/2015)

Fonte: http://canhoba.blogspot.com.br/2013/06/deputado-estadual-de-sergipe-de-1955.html
______________________________________

Adquira a BIOGRAFIA DEFINITIVA DE JÂNIO QUADROS

Jânio - Vida e Morte do Homem da Renúncia
Vol I: "Um Moço Bem Velhinho"
Bernardo Schmidt
Editora O Patativa
350 pgs ilustradas
R$ 30,00 (Frete incluso para todo o Brasil)

Compre através do e-mail editora.opatativa@gmail.com
_______________________________________________________


Ver também:

 ______________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...