segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Bibi Ferreira em Pessoa



Meus caros,
mais uma jóia de Bibi que divido com vocês. Trata-se do LP Bibi Ferreira em pessoa. Pelo que sei, este LP lançando pela Philips é o que poderia se chamar de um compacto duplo porque a rigor só tem 5 músicas. O lançamento ocorreu entre agosto e setembro de 1961. A Revista do Rádio profetiza "grande sucesso ao microssulco". O Correio da Manhã foi generoso:

A intérprete convence-nos inteiramente, impondo-se pela versatilidade dos temas, às formas atraentes de criação artística. Um perfeito divertissement no mais amplo sentido da expressão é este disco da simpática Bibi Ferreira (...). Acreditamos também que o grande público concordará com essa nossa opinião depois de experimentar os mais agradáveis instantes ouvindo Bibi. Não destacamos isoladamente esta ou aquela interpretação, tal é a magnificente atuação da artista. um grande e positivo êxito da Phillips nacional. (10/9/1961)

Bibi, entre os vários artistas contratados por Aloysio de Oliveira para a Phillips
(O Cruzeiro, 11/11/61)

É um disco maravilhoso. A primeira faixa traz o pout-purri de Mulher Rendeira que Bibi ressuscitaria no primeiro Bibi in Concert. A segunda é um sketch cômico que satiriza as crônicas sociais transmitidas pelo rádio nas décadas de 40 e 50, e provavelmente figurou em alguma Revista de Bibi. Esse estilo de pastelão radiofônico de notícias entrecortadas por vinhetas musicais foi brilhantemente modernizado e reutilizado pela atriz Helen Helene e o Circo Graffitti na década de 90, com o memorável espetáculo Almanaque Brasil.


A terceira faixa traz o delicioso ÓperaBrás, óperas cantadas com letras de grandes clássicos brasileiros. Assim, como vimos no Bibi in Concert I, a entrada dos soldados no Fausto de Gounod ganha letra de Dorival Caymmi em Maracangalha; a cavatina de Rossina, Una Voce Poco Fa, da ópera Barbeiro de Sevilha é cantada com a letra de Implorar só a Deus de Moreira da Silva, e a cavatina de Figaro, na mesma ópera, ganha a letra de O Teu cabelo não nega de Lamartine Babo (muito mais elaborada no Bibi em Concert, aliás).

A quarta faixa chama-se Bela Cap e é inédita. Foi composta pela própria Bibi em parceria com Jean D'Arco e Meira Guimarães. É ao mesmo tempo uma homenagem sentida e comovente ao Rio de Janeiro, que há pouco deixara de ser capital do Brasil, e uma maneira de Bibi extravasar artisticamente sua imensa identificação com os musicais da Metro, que já começavam a entrar em decadência por essa época. Com efeito, mutatis mutandi, Bela Cap poderia perfeitamente ter sido cantada por Rita Hayworth ou Debbie Reynolds em musicais com Dan Dailey, Larry Parks e demais atores que simplesmente faziam escada para a grande protagonista feminina. É uma música lindíssima, poética e uma das mais belas declarações de amor ao Rio que já vi.

Aloysio de Oliveira

A última música segue a mesma linha. Chama-se O Cruzeiro, foi composta por Bibi e é uma sátira à desvalorização crônica da moeda brasileira então em circulação. Também poderia figurar em um musical brasileiro e provavelmente é sobra de alguma Revista.

Além dos arranjos do maestro Gaya, Bibi Ferreira em Pessoa tem orquestração de Oswaldo Borba. A produção deste LP - jamais reeditado ou lançado em cd - é de ninguém menos do que o grande Aloysio de Oliveira, antigo membro do Bando da Lua, que acompanhava Carmen Miranda. Aloysio acabara de se tornar diretor artístico da Phillips, foi o responsável pela contratação de Bibi e por esses tempos já vinha se firmando como um de nossos mais competentes produtores, além de parceiro musical de Tom Jobim.

Diário da Noite, 5/8/61

Deleitem-se, clicando AQUI (link renovado). São dezenas as facetas do talento rico e pujante de Bibi Ferreira. Neste LP, ao mesmo tempo singelo e precioso, encontramos algumas delas.
______________________________

Ver também: 

.

2 comentários:

  1. Bernardo, maravilhoso, como sempre.
    Com sua permissão, vou publicar no site de Bibi, ok?

    ResponderExcluir
  2. Lamentável, talento incrível mais uma Estrela que nos dx partiu para a espiritualidade

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...