sábado, 21 de novembro de 2009

Você, Presidente

Houve tempo em que uma empresa de sucesso era aquela que conseguia manter os mesmos funcionários por mais de 30 anos, autoridade com mão de ferro era sinônimo de liderança e inovações tecnológicas representavam vantagem sobre os concorrentes. Tudo isso é passado. A globalização elevou todas as empresas ao mesmo patamar tecnológico, a permanência durante décadas em um emprego significa comodismo e descobriu-se, finalmente, que liderança não tem nada a ver com poder. “Foi a partir daí”, segundo o autor, “que se intensificaram os estudos acerca de qual seria o elemento capaz de gerar real vantagem competitiva para uma organização. As conclusões foram unânimes: este valor vem do capital humano”.

Mário Grieco tem mais de 20 anos de liderança no setor farmacêutico, onde exerceu desde a gerência da Bayer até a presidência da Bristol-Myers Squibb. Em “Você, Presidente”, ele aproveita seu vasto conhecimento da vida empresarial para derrubar mitos, rever conceitos e traçar – por um viés humanístico, simples e objetivo – o caminho que deve ser seguido pelos empresários do presente e do futuro.

Ao invés de um amontoado de informações acadêmicas ou de repisados conceitos de RH, os textos de Mário Grieco são um estudo profundo e meticuloso do comportamento humano dentro de uma empresa, desde o funcionário mais modesto até o presidente. E, utilizando sempre o ser humano como fio condutor e como diferencial de qualquer organização, ele prova, entre outras coisas, de maneira envolvente e elucidativa, que:

  • o verdadeiro líder não é superior hierárquico de ninguém, e sim alguém a serviço de uma equipe;

  • o profissional completo não divorcia sua vida profissional da pessoal e nem exige a seus eventuais subordinados que o façam; antes, equilibra as duas, para que uma complemente a outra;

  • um líder jamais se nega a ouvir os outros e respeita as individualidades;

  • não basta a um CEO a competência profissional se ela não vier acompanhada de desenvoltura social;

  • sem o bom humor, a gentileza e a educação, não há ambiente de trabalho que prospere;

  • a ética deve ser o princípio basilar, fundamental e absoluto de qualquer empresa.
Grieco discorre também sobre mudanças relevantes na estrutura de uma empresa, como a transformação do RH, de mero departamento burocrático de seleção e contratação, para um departamento de gestão de pessoas, e por conseguinte, gestão de negócios. Fala, ainda, do valor extraordinário de uma atitude positiva dentro de uma equipe, do treinamento correto e produtivo de um novo líder, da importância do profissional pró-ativo e empreendedor, e apresenta conceitos originais como a “Liderança Zen”, cultura que “cria estímulo, entusiasmo, que encoraja a melhoria contínua, a inovação e a disposição para arriscar. Todos sentem-se motivados e energizados”, a ponto de já não dependerem mais da presença física do líder. “Todos assumem como líderes. E brindam o sucesso no final”.

Muito mais do que um livro sobre gestão de pessoas, o que Mário Grieco escreveu foi um notável vade-mécum de como melhor utilizar o capital humano numa época em que a tecnologia está ao alcance de todos, e são os seres humanos, com suas emoções, seus sentimentos, suas experiências e sua capacidade que fazem a diferença. (Geração Editorial, R$24,90)

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